Creative Zen, review…

Finalmente, o “tão esperado” review do Creative Zen 4Gb.
Como vocês devem ter percebido, estou andando meio sem tempo, então, apesar de termos fotos desse maravilhoso player, as fotos virão outro dia em um update ok?
Sem mais delongas, vamos lá.
A Creative lançou no final de 2007 a mais nova série de MPM deles, o Creative Zen, nas versões de 2, 4, 8 e 16 Gb, que foram logo seguidas pela versão de 32Gb. Esse player foi uma resposta ao novo iPod Nano 3G, com mais funcionalidades, ele realmente não deixa a desejar (apesar de eu não possuir um iPod Nano 3G, e com essa belezinha, nem preciso).
Esse player é claramente pequeno, com o tamanho de um cartão de crédito e um pouco mais “gordo” que os players da Apple, ele consegue apresentar uma tela de 2.5″, com resolução de 320×240 e 16.7 milhões de cores podemos ver vídeos e fotos de forma cristalina. Nos botões de navegação ele possui um D-Pad básico com um botão seletor, um botão de Menu, um botão de Voltar, um para dar Play/Pause e um como que funciona como atalho. Porém é nas suas laterais que temos os grandes diferenciais dele, um microfone para fazer gravação e um slot SD para expandir. Isso mesmo, um slot SD.
A interface dele também foi completamente refeita, sendo 100% auto-intuitiva, contendo as seguintes funções:

  • Gravação
  • Música
  • Vídeo
  • Fotos
  • Rádio
  • Extras
  • Memory Card
  • Configurações

A qualidade da gravação impressiona, eu consegui até mesmo gravar uma aula inteira da faculdade, sem perda de qualidade e em um som consideravelmente alto.
A música não apresenta muitas coisas em especial, porém possui alguns detalhes interessantes, como por exemplo Album-Art, Bookmarks e uma função de DJ, que mostra as opções de selecionar um Album randômico para o dia, tocar todas as músicas de forma randômica, as mais populares, as que quase não foram ouvidas, as melhores votadas e as que nunca foram votadas.
A qualidade do vídeo impressiona até aos mais profissionais, se for bem convertido, o vídeo pode ser muito bom, eu assisti 2001 nesse player, sem reclamar da pequena tela e sem me cansar, definitivamente algo muito bom.
As fotos possuem uma qualidade impressionante, com o contraste correto logo por default, as fotos ficam cristalinas, fazendo muitas pessoas transformarem esse player em um player de fotos, também com slideshows.
O rádio possui funções básicas de rádio, seleção de presets, até 32, eu uso 2, porém a qualidade de recepção poderia ser melhor.
Os extras são realmente, extras, uma agenda básica que você pode utilizar com o software da Creative ou sincronizar com o Outlook, contatos, e um relógio com alarme.
O Memory Card é um lugar básico onde você pode explorar seu cartão SD, copiar as imagens e ouvir as músicas, ainda precisa de melhorias, mas pelo menos temos.
É nas configurações que você deixa o seu player como você quer, praticamente tudo é cuidado aqui, desde equalização (8 presets, sendo que um deles é equalização manual com 5 bandas), bass bost, smart volume, temas, papeis de parede, relógio, língua (suporte para mais de 20 línguas), enfim, tudo que você pensa em mudar no seu player, é feito aqui.

A qualidade de som é algo de se fiar impressionado, ou não, afinal a Creative está fazendo placas de som desde que foi criada, o mínimo é que tivesse uma boa qualidade, mas mesmo assim impressiona, principalmente no volume, podendo ir até o final sem distorcer, porém não é necessário, consigo ouvir tranqüilamente em avenidas movimentadas com o volume e 40%-50%, os fones são bons, porém poderiam ser um pouco melhor, volta e meia eles caem do meu ouvido, mas mesmo assim, a qualidade é impressionante.

O software que vem com o player é bem fácil de ser utilizado, tenho apenas algumas ressalvas:

  • O ripper poderia procurar o Album Art e colocar no ID3 do álbum
  • O video exporter poderia falar por que alguns vídeos não podem ser exportados, dessa forma usuários mais avançados poderiam ripar para esse formato e passar para o player.
  • O ZenCast, apesar de muito bom, falta bom conteúdo free e demora muito para carregar

Além disso, a conexão com o Windows é fantástica, não me deu problema uma vez sequer. É leve e prática, podendo ficar no Windows Explorer sem problemas. Já a conexão no Linux precisa de melhorias, infelizmente esse player utiliza o MTP, que é fechado, da Microsoft (Microsoft Transfer Protocol) e para Linux ainda precisa melhorias, porém junto com o Gnomad2, temos as funções básicas que precisamos, passar música para ele e dele, assim como vídeo.

Problemas
Nem tudo é perfeito. No Linux, eu repito, no Linux, as vezes eu tive que reiniciar manualmente o player pois ele travava, isso é feito sem problemas pressionando o reset com um alfinete ou uma lapiseira 0.5, sem problemas. Repito, no Linux. Outra coisa que não gostei foi o tempo que ele leva para iniciar, aproximadamente uns 15 segundos, as vezes isso pode ser ruim, porém esse tempo existe apenas se você deixar seu player mais de 2 horas (acredito) desligado, caso contrário, ele liga instantaneamente. Agora o pior de todos, o player risca com uma incrível facilidade, não estou falando de riscos absurdos que te impedem de ver a tela, como aconteceu com o meu Motorola V3, ou acontecia com o iPod Nano 1G, mas riscos que com o player desligado e a luz refletindo nele, são percebidos e são muitos. Recomendo comprar também alguma proteção, eu comprei o Invisible Shield e não me arrependo, “arrumou” com esses micro riscos e protege de uma forma absurda o player.

Resumo
Prós:

  • Excelente qualidade de vídeo/fotos
  • Ótima qualidade de som
  • Uma grande variedade de funções
  • Cartão de expansão
  • BIOS de extrema fácil atualização
  • Pequeno (cabe no bolso para moedas de um Jeans comum)
  • Album Art

Contras:

  • Risca facilmente
  • Qualidade físicas dos fones de ouvido poderia ser melhor
  • Melhor suporte para Linux
  • Qualidade da recepção do rádio poderia ser melhor

No geral, esse é um ótimo player por  +-$100, não consigo imaginar alguém preferindo um iPod a um Creative Zen. Abaixo, alguns links com o site oficial e o site do Invisible Shield, além de um vídeo do Youtube mostrando a interface de navegação do mesmo.

Site oficial

Shield Zone


Nota final:4/5

About Zarnick

Programer, sysadmin, guitarrist, and Italian. That's what I am. Plain simple.
gadgets, Reviews ,