Cable modem Hack

Ok, caçando na internet sobre informações sobre o Motorola Surfboard eu me deparei com esse link da Security-focus falando sobre a TCNiSO, um grupo de 10 pessoas que “brincam” hackeando o seu próprio modem. Minha pergunta, além da “será que eu posso fazer isso?”, é:
“A partir de qual parte as modificações no cable modem, se eu comprei o mesmo, viram ilegais?”
Uma das coisas interessantes nesse texto da SF, é o fato de a maioria das empresas não utilizarem criptografia na navegação comum de dados, isso é simplesmente inaceitável, será que se eu habilitar a mesma eu vou estar sendo um fora da lei? Será que o simples fato de fazer um hack desses já me torna um fora da lei? E a mais importante, será que se eu perguntar para o meu ISP sobre isso, não irá apenas me colocar em uma listinha de “cuidados, usuário com interesse extremo”?
O que nos leva a pensar uma coisa, até que parte isso pode ser beneficial ao ISP e aos usuários comuns? De um lado temos um grupo que quer fazer a coisa certa apenas pelo fato de fazer, descobriu como destravar esses modens, descobriu as falhas de segurança, e resolveu avisar aos ISPs não apenas sobre isso, mas como descobrir se a pessoa está utilizando uma firmware modificada ou não, ao mesmo tempo que quer fazer ótimas coisas, como por exemplo trazer o sinal da TV (que já vai até o modem) para o PC, sem precisar de um splitter e uma placa de captura de vídeo, um enorme avanço para qualquer empresa de cable modems. Por outro lado porém temos um grupo de usuários que irá utilizar isso para o bem próprio apenas, como por exemplo conseguir serviço sem limite de banda, maior velocidade, outros MACs, ou até mesmo apenas ficar “ouvindo” a comunicação de milhares de usuários conectados ao mesmo modem. Onde está a linha do que está certo e o que está errado? Vale a pena refletir (Atenção, eu falei REFLETIR, não começar a hackear cable modem pra cá e pra lá, eu NÃO estou incentivando isso de forma ALGUMA!).

PS: Uma dica para o pessoal que utiliza qualquer ISP compartilhado, ou que não tenha acesso físico ao modem, tenha certeza que o seu ISP utiliza todas as formas para garantir a privacidade de sua navegação, eu já vi ISP utilizando HUB no lugar de Switch para distribuir Internet em prédios, ISPs vulneráveis a ARP Poisoning, e muitas coisas do tipo, que apenas facilitam para um…engraçadinho, tenham muito cuidado ao contrara qualquer ISP, sejam chatos, pois uma vez que você está no contrato deles, ELES serão chatos para que você mantenha o contrato.

About Zarnick

Programer, sysadmin, guitarrist, and Italian. That's what I am. Plain simple.
gadgets, Segurança, Stuffs , , , , , , ,