Utilizando os pacotes do CentOS no RHEL

Pelo motivo que seja, volta e meia é necessário “esquecer” os pacotes da RedHat e utilizar os pacotes comunitários (CentOS). Recentemente me deparei com esse caso, a busca não foi das mais simples (o processo é fácil, mas a busca pelo processo correto não), encontrei no blog do LinuxDaemon um passo a passo que, com alguns arrumes ficou perfeito.
A idéia é simples, retire tudo que diga que é um RHEL e troque por tudo que diz que é um CentOS, bom, nem tudo precisa (ou deve) ser retirado ;) No caso, precisei utilizar no RHEL 5.5, mas fiquei feliz em atualizar para os pacotes do CentOS 5.6 ;). Então vamos lá:

  1. Primeiramente retire o rhn_register e suas dependências:
    # rpm -e yum-rhn-plugin rhn-client-tools rhn-check rhn-setup rhn-setup-gnome pirut rhnsd
  2. Depois, vá em http://mirrors.nl.kernel.org/centos/5/os/x86_64/CentOS/ e baixe os seguintes pacotes:
    centos-release-<VERSION>.el5.centos.1.x86_64.rpm e centos-release-notes-<VERSION>-0.x86_64.rpm, onde <VERSION> é a versão atual (5.6 no meu caso).
  3. Instale normalmente via rpm
    # rpm -Uvh centos-release*.rpm
  4. E atualize o yum (pode demorar um pouco):
    # yum update

O “detalhe” de fazer uma instalação desse tipo (pulando o passo 2 e 5 do artigo original), é que programas como por exemplo Oracle, que necessitam de RedHat e não aceitam CentOS (o que não faz sentido de um ponto de vista de tecnologia, já que CentOS é o RedHat, porém free), dessa você fica com um sistema atualizado e de quebra, os programas “acham” que é um RedHat ;) (alguns programas, pois existem outros que fazem uma busca mais fina).

Fica a dica.

About Zarnick

Programer, sysadmin, guitarrist, and Italian. That's what I am. Plain simple.
OpenSource, Stuffs, Tips , , , , ,