Atualizando para o Mountain Lion, os detalhes que me deixaram fulo

Já faz um tempo que atualizei meu Mac 13″ para o Mountain Lion e, no geral, estou gostando muito. Porém alguns detalhes me deixaram doido para arrumar e deixar como estava, hoje acredito que arrumei o último detalhe de todos eles.
Se for ver bem, nem é tanta coisa assim:

  • Instalação
  • X11
  • MacFUSE
  • macports
  • Como utilizar direito o Notification Center com o Mail
  • Drag n’ drop no trackpad

Mais para frente eu faço um review completo, mas por enquanto vamos ao que aconteceu e como resolvi:

Instalação

O problema da instalação, posso falar que foi uma parte minha culpa, outra parte a dificuldade de resolver o problema pela Apple, basicamente, o que aconteceu foi que o meu HD tinha alguns erros de I/O e não instalava o Mountain Lion nem por reza brava, assim como o Disk Utility não conseguia reparar e, essa é a pior parte, eu não conseguia sair da instalação e voltar para o Lion!

Isso me fez perder mas boas 8 horas tentando reparar, verificar permissões e o raio que o parta no HD para, no final, formatar e restaurar do Backup via TM, uma vez restaurado (havia feito um backup segundos antes de iniciar a instalação), consegui instalar normalmente, mas só ai foram mais umas 5 horas (4 para restaurar e 1 para instalar).

Ok, minha culpa não ter verificado o HD antes (até por que, ele era praticamente novo, quem ia imaginar?), mas pow Apple, não poder sair da instalação é fogo ein?

X11

Uma vez instalado, logo fui testar se continuava funcionando tudo, uma das coisas que costumo utilizar, muito é o SSH, e o SSH com suporte a X para subir uma ou outra interface gráfica dos servidores externo, e foi ai que fiquei pasmo, não tinha mais X11. Depois de procurar (o que poucos fazem), encontrei que a Apple realmente retirou o X11 do Mountain Lion, e trocou pelo XQuartz. Ok, acontece, mas o que me deixou fulo foi outro fato relacionado a isso, uma coisa é não suportar, ou até mesmo, toda santa vez que for utilizar, avisar para utilizar o XQuartz no lugar, mas não, a Apple simplesmente retirou, não avisou ninguém e deixou quieto exceto por uma pequena nota no site dela. Achei meio sacanagem, sabe-se lá o que mais eles retiraram de vez.

MacFUSE

Ta ai outra coisa que uso, e uso muito que, simplesmente não funcionava mais. Ok, eu sabia que não iria funcionar, pesquisei antes, mas também me falaram que bastava reinstalar…e quem diz que reinstalava? Depois de muito tenta e retentar, a solução foi…veja o próximo item.

macports

Então chegamos no macports, quem não conhece, deve conhecer, é o ports do BSD portado para Mac, funciona perfeitamente e, muitas vezes (*cough* *cough* GIMP) funciona melhor que o pacote feito para o Mac. Enfim, cheguei no macports por causa do MacFUSE, sempre funcionou pelo macports e resolvi reinstalar. Tive tanto problema de bibliotecas e todo o resto, que resolvi fazer o impensável (utilizo macports desde que tenho mac…), retirar tudo do macports e reinstalá-lo, não é que funcionou? Inclusive o MacFUSE.

Sei que esses dois não são coisas do Mountain Lion, mas me deixou fulo.

Como utilizar direito o Notification Center com o Mail

Para esse ainda não encontrei uma solução, a única coisa que eu realmente gostaria, era de poder selecionar as pastas de dentro do Mail para aparecer no Notification Center, no chance, apenas o Inbox, um pouco de customização cai bem não? E não acredito que seja complexo fazer uma coisa dessas…thanks Apple, for not letting me do the way I want!

Drag n’ drop no trackpad

Esse para mim, foi o mais sem noção, sabe quando você tem o MacBook ou um Magic Trackpad externo e da um duplo clique com um dedo para ativar o drag? Então, não tinha mais essa opção. COMO ASSIM??? Pelo menos foi o que eu pensava, eu procurei, procurei, e procurei mais um pouco, mas pelo visto não havia procurado direito, esse post do suporte da Apple me fez ver onde estava escondida essa opção, dentro de Universal Acces! Ai você me fala, mas isso vem desde o Lion, como você usava antes? Pois bem, no Snow Leopard ficava nas opções do trackpad, no Lion vinha ativado por default, no Mountain Lion não!

Essa mania da Apple de tentar deixar tudo que nem o iOS me deixa P*** da vida, não faz sentido, uma coisa é um celular/tablet, outra coisa é um computador…vamos ver quantas mais coisas vão retirar ou mudar no próximo lançamento!

About Zarnick

Programer, sysadmin, guitarrist, and Italian. That's what I am. Plain simple.
News, Pensamentos , , ,